O maior site sertanejo do Brasil

Touro Bandido ganhará memorial no Parque do Peão

0 29

Com estado de saúde agravado, touro deverá ser enterrado na capital nacional do rodeio. Logística começa a ser traçada para preservar a memória do animal

O Parque do Peão de Barretos, sede da maior festa de rodeio da América Latina, vai abrigar o corpo do touro Bandido, após a morte do animal, que é considerado um ícone do rodeio por sua invencibilidade e fama nacional. No local, será construído também um memorial, com fotos e informações que vão contar a história do touro.

“Ter o Bandido enterrado aqui fará com que os apaixonados pelo mundo do rodeio possam preservar não só a cultura, mas também as histórias dos animais, assim como já é feito com os peões que se destacam nas provas”, diz Jerônimo Luiz Muzetti, presidente de Os Independentes, entidade promotora da Festa do Peão de Barretos. “Isso também mostra a evolução do rodeio e como os animais também são valorizados neste esporte por seus organizadores e pelo público”, continua.

O touro fez história nos rodeios ao terminar invicta a carreira com mais de 200 desafios disputados com peões em todo o país. “O Bandido foi um fenômeno, trouxe para o rodeio as crianças e pessoas que antes não conheciam esse esporte. Foi até tema de novela. É com grande prazer que recebo o convite para que o Bandido seja enterrado na capital nacional do rodeio”, diz Paulo Emilio Marques, proprietário do touro.

Além de fotos e vídeos com os melhores pulos de Bandido, o memorial também irá receber uma réplica do touro feita em ferro e fibra. A estátua terá os mesmos moldes do Monumento ao Peão, que é o símbolo do Parque do Peão, medindo 27 metros de altura. “Nossa intenção é utilizar os serviços do mesmo artista plástico que criou a estátua do peão, para imortalizar também a história do Bandido”, disse Emilio Carlos dos Santos, o Cacá, diretor de rodeios de Os Independentes.

Portador de um câncer de pele próximo ao olho e com estado de saúde delicado, devido a idade, estimada em 15 anos, Bandido recebe cuidados de uma equipe de veterinários e descansa em uma fazenda no interior do estado de São Paulo. “Não se sabe até quando ele irá resistir ao tempo e à doença, por isso, estamos nos antecipando para garantir um bom lugar para ele”, disse Paulo Emilio. A previsão é de que o corpo do animal seja transportado até Barretos em um caminhão e, com a ajuda de um guindaste, seja possível enterrá-lo.

A última apresentação do touro foi durante o Rio Preto Rodeo Country Bulls deste ano, quando mais de 20 mil pessoas compareceram ao Recinto de Exposições para se despedir do animal.
Com mais de 70 filhos e dois mil semens congelados, Bandido tem ainda três clones, que se apresentam em festas de rodeio.

loading...
Comentários
Loading...