Relembre os filmes sertanejos que marcaram gerações

Durante os anos que o sertanejo despontou seu sucesso aqui no Brasil, o mercado cinematográfico fez questão de retratar isso com os filmes sertanejos

O cinema já existe desde 1896 aqui no Brasil, porém o sertanejo conquistou seu espaço na música brasileira lá pelos anos 70, 80. Foi a partir dessa época que os filmes sertanejos passaram a ser criados para os grandes artistas e o Movimento Country selecionou os mais marcantes para você relembrar.

+ Confira as notícias do Movimento Country no YouTube

Filmes sertanejos com a história dos cantores, baseados em músicas, ou até documentários são as temáticas presentes no universo cinematográfico desse estilo de produção. Apesar de sempre serem um grande sucesso, não há tanta variedade de filmes sertanejos quanto artistas, isto é, para a quantidade de artistas da música sertaneja, existem poucos filmes.

2 No Rancho Fundo (1971)

O filme foi inspirado na canção sertaneja “No Rancho Fundo”, mais conhecida nos dias de hoje na voz de Chitãozinho e Xororó, porém sabe-se que a primeira versão é de 1931. O enredo da produção trata sobre o avião de uma grã-fina que faz pouso de emergência na fazenda Rancho Fundo. Enquanto aguardam a finalização do conserto, o piloto e sua patroa são convidados para uma festa de noivado sertaneja e se envolvem em confusões com os moradores locais. O filme ainda teve a participação da dupla, que ainda era conhecida na época como Irmãos Lima, veja:

3 O Menino da Porteira (1976)

Com Sérgio Reis como protagonista, o filme inspirado na canção “O Menino da Porteira”, conta a história do boiadeiro Diogo, que oferece uma grande boiada para vender ao Major Batista, dono da Fazenda Ouro Fino. Nesse meio de tempo, encontra o menino Rodrigo, que lhe pede para tocar o berrante, enquanto abre a porteira, e os dois ficam amigos. Diogo é aconselhado por pequenos criadores a não vender o seu gado para o Major, que quer monopolizar todos os preços da região. Irritado, o Major manda seus capangas expulsarem Diogo do lugar. Veja conosco um trecho raro do filme, que está disponível no Youtube:

4 2 Filhos de Francisco (2005)

Em homenagem à ascensão da carreira de Zezé Di Camargo e Luciano e o empenho do pai Francisco, falecido em 2020, na dupla de artistas, foi e ainda é um dos filmes sertanejos mais famosos: “2 Filhos de Francisco”. Teve 11 indicações e venceu 4 categorias no Grande Prêmio Brasileiro de Cinema, isso sem contar a renda de R$ 34.107.688 nas bilheterias brasileiras.

5 O Menino da Porteira (2009)

A regravação do primeiro filme foi feita 33 anos depois, e no lugar de Sérgio Reis, o cantor Daniel fez o papel do boiadeiro Diogo. O enredo seguiu o mesmo, mas com atualizações cinematográficas mais modernas, tanto no filme quanto no álbum gravado.

6 Nascemos Para Cantar (2010)

O documentário foi criado para homenagear os 40 anos de carreira de Chitãozinho e Xororó, homenageando a canção de mesmo nome “Nascemos Para Cantar”. Não tão conhecido quanto os outros mas igualmente bem produzido, o documentário conta com a participação especial de inúmeros artistas sertanejos; Zezé Di Camargo e Luciano, Daniel, Victor e Leo, Rick e Renner, Cesar Menotti e Fabiano, Sérgio Reis, Gian e Giovani, Roberta Miranda e Rionegro e Solimões. Além desses, várias figuras de outros ramos também deram as caras: Andreas Kisser, guitarrista conhecido por tocar na banda de heavy metal Sepultura, o maestro João Carlos Martins, Ivete Sangalo e até o Rei do futebol, Pelé.

7 Coração de Cowboy (2018)

O filme conta uma narrativa fictícia, tendo como protagonista o filho de Almir Sater, Gabriel Sater. Ao lado da parceira romântica do personagem, Thaila Ayala. Lucca é cantor sertanejo conhecido pelas músicas “chicletes” não pelos seus sentimentos e gostos musicais. Depois de uma briga durante a gravação de seu novo disco, Lucca foge de volta ao interior e procura inspirações para voltar às canções que mais se identifica. Nessa aventura, Lucca também reencontra uma antiga parceira de composições e amor de infância.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Acreditamos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais