O maior site sertanejo do Brasil

Regras determinam até se manga da camisa é abotoada ou não; conheça as principais

0 36

Veja as principais regras do rodeio.

Uniforme: Chapéu ou capacete, calça de couro abotoada, bota ou botina, camisa de manga longa com o punho da mão livre abotoado; colete de proteção obrigatório para montaria em touro, opcional para montaria em cavalos.

Tempo: O máximo permitido é de 8 segundos (6, no caso de juniores, de 16 e 17 anos). A convenção foi de acordo com observações e estudos nos Estados Unidos. É o tempo que o animal atinge o auge dos corcoveios – depois perde potência.

Notas: São dadas para cada animal e cada cavaleiro, na apresentação – 50% para cada um. Assim, o cavaleiro recebe de 0 a 50, assim como o animal. E os pontos são somados, para o máximo de 100. Mesmo que o cavaleiro caia e não tenha nota, o animal tem a sua, que contará no ranking do evento, que aponta os melhores – tanto dos cavaleiros como dos animais.

Júri: São dois juízes e cada um faz sua avaliação, de cavaleiro e animal, com relação à destreza e à performance de cada um, avaliando graus de dificuldade maiores ou menores, e de acordo com cada modalidade. Se forem dois juízes, cada um pode somar no máximo 50 pontos para competidor e montaria. E o competidor tem nota entre 0 e 25, assim como a montaria. A nota de cada juiz chega, portando, no máximo a 50% do total. Então, somam-se as notas dos dois juízes, para a nota final.

Reride ou Repete: O competidor tem direito em alguns casos, a cargo do o juiz, como por exemplo se o animal ficar parado.

Desacato: a autoridades, adversários, auxiliares ou público pode valer penalidade para o competidor.

Animal: também a cargo do juiz, poderá ser substituído em casos como doença ou ferimento antes da competição ou virada no brete (local onde é montado, com a porteira que dá para a arena.

Sedém: cinta geralmente feita de crina de cavalo, amarrada à virilha do animal (é obrigatório em todas as montarias, inclusive das éguas), com o objetivo de \”incomodar\” e alinhar os pulos do animal, que tenta se livrar dele.

loading...
Comentários
Loading...