O maior site sertanejo do Brasil

Pena Branca é homenageado na TV Cultura

0 25

Telespectador pode relembrar imagens antológicas do artista,    ao lado do irmão Xavantinho, no programa Ensaio desta semana.

   
   E no Viola, Minha Viola de sábado (13/2), uma de suas últimas aparições na televisão.
  
   Decepar a cana, recolher a garapa da cana…
  
   É assim, com um de seus principais sucessos que a dupla Pena Branca e Xavantinho se apresenta no programa Ensaio, gravado em 1991 e que vai ao ar nesta quarta-feira (10/2), a partir das 23h, em homenagem a José Ramiro Sobrinho, o PenBranca, que faleceu ontem (8/2), aos 70 anos, vítima de um infarto fulminante.
  
   O programa, carregado de emoção, mostra a legitimidade caipira desses violeiros, com imagens que exploram suas expressões e depoimentos que resgatam a infância em Uberlândia/MG, a vida dura na roça a família, as festas na fazenda, o início da carreira e os diversos nomes artísticos que tiveram, como Peroba e Jatobá, Barcelo e Barcelinho, Xavante e Xavantinho e, por fim, o nome que os consagrou .
  
   Os dois também falam da influência da família, sobretudo da mãe, na carreira: “Em casa, quem não cantava, dançava”, conta Xavantinho, que provoca o mano, como se referia ao irmão Pena Branca: “Minha mãe dizia ‘canta aí meu filho, e canta mais grosso Zé’”.
  
   E Pena Branca completa: “Eu cantava fino, né. Mas naquela época podia cantar fino que não tinha problema.
  
   Vai eu cantar fino do tamanho que tô agora que é meio suspeito, né?”, brinca.
  
   A decisão de se mudar pra São Paulo é outro assunto comentado: “Nóis não era acreditado. Quando falava que vinha pra São Paulo, nego dava uma risada
   e punha a mão na boca”.
  
   Durante a entrevista, a dupla mostra sua indignação pela destruição da natureza: “Tem hora que a gente tem uma tristeza muito grande em ver a devastação, tudo se acabando, de onde corta, devasta, não se planta mais.
  
   E nosso trabalho musical é por aí, fazemos um alerta, acorda, estamos acabando com a vida…sem verde vamos respirar o quê? Daqui a pouco isso aqui tudo tá um deserto”, alerta Xavantinho.
  
   No repertório, cantam Cio da Terra, Boiadeiro do Norte, Calix Bento, Amo-te muito, Casinha de Aço, Velho Cativeiro, Reisada, Que Terreiro é Esse?, Mazzaropi, Felicidade, Memória de Carreiro, Cuitelinho e E a Mata Gemeu.
  
   O Ensaio com Elza Soares, que estava previsto para ir ao ar amanhã,  será exibido na próxima quarta-feira (17/2).
  
   Homenagem no Viola:
  
   No sábado (13/2), às 21h30, Inezita Barrozo apresenta uma edição
   especial do Viola, Minha Viola com trechos de vários programas
   que tiveram a participação do Pena Branca, dentre eles, um gravado    em outubro de 2009 – uma das últimas aparições do músico na televisão.

loading...
Comentários
Loading...