Tudo sobre músicas sertanejas e sertanejo universitário

O Movimento Country completa 18 anos, voltando às origens

0 84

Foi no dia 19 de setembro de 1999 que entrava no ar oficialmente em Curitiba, o mais antigo site sertanejo em atividade, o Movimento Country.


O portal nasceu com o objetivo divulgar e promover os artistas do movimento musical chamado “Arrasta Country”, que reunia milhares de pessoas em eventos realizados na capital paranaense, influenciando na época, a programação de algumas rádios como a Clube FM e Capital FM de Curitiba e a formatação da TUPI FM (Atual Top FM de São Paulo), que liderou por anos a audiência na capital paulista. As emissoras disputavam à unha os artistas que estavam dentro do projeto, que fez parte do catálogo da gravadora Universal Music.

O embrião do “Sertanejo Universitário”, logo ganhou força e no segundo ano de existência ganhou o prêmio “Estrada Boiadeira”, um programa sertanejo apresentado na época pelo Canal Rural. O prêmio, foi a motivação necessária para que a partir deste momento, o Movimento Country abraçasse as comitivas sertanejas dos outros estados, e passasse a cobrir os principais rodeios do Brasil.

Depois de cobrir em tempo real a Festa do Peão de Barretos em 2004, e lançar o prêmio Os Melhores do Movimento Country, o site passou a fazer parte do conteúdo de importantes portais do Brasil como o POP, Oi, Terra e R7 ganhando visibilidade e se tornando em 2011 o site sertanejo mais repercutido com notícias exclusivas dos bastidores da música sertaneja, ultrapassando a marca dos 3 milhões de visitas únicas por mês (Auferidos pelo Google Analytics, ComScore e Ibope Media).

A mudança
Desde o segundo semestre do ano passado, nós do Movimento Country sentíamos a necessidade de fazer algo diferente de tudo que havíamos feitos até agora. Algo que fosse além das promoções, das “hard News”, buscávamos algo que nos satisfizesse profissionalmente. Como eu (Hedmilton) estou ligado diretamente à música desde 1988, precisava de algo que me desafiasse como profissional. Foi quando, em conversa com alguns amigos da música sertaneja (produtores, executivos de gravadoras e radialistas), que surgiu a ideia de criar um novo “Movimento”. Um “movimento” da música sertaneja que prezasse pela qualidade, pela boa informação, pelo conteúdo exclusivo. Foi ai que nasceu o novo projeto: SERTANEJO EM MOVIMENTO

O “Sertanejo em Movimento” surge no momento em que a música sertaneja perde a sua identidade, a sua essência. Muita produção sem qualidade, muito músico sem preparo, muito “mais do mesmo” que vem desde os artistas, escritórios gravadoras e sites. Sites que inclusive deixaram de produzir conteúdo para repercutir matérias da assessoria de imprensa, sem questionar o conteúdo, ou simplesmente vendem seu espaço para quem pagar, sem ter o mínimo de critério artístico, fazendo até o que é ruim, torna-se bom através de um post pago.

A partir de agora, aos 18 anos, atingindo sua maturidade plena, o Movimento Country passará a produzir seu próprio material exclusivo em vídeo e texto. Divulgando apenas trabalhos sertanejos no qual acreditamos e vemos um diferencial artístico, independente de ser de um grande escritório, de um artista independente, ou de um novo talento.

O “Sertanejo em Movimento” se renova, renasce, ressurge assim como o Movimento Country que é atualmente o site sertanejo mais antigo no ar, com o compromisso de se renovar e estar sempre em Movimento. Afinal foi arriscando e ousando que chegamos aos 18 anos no ar.

Ouça a música “Movimento Country Que Agita” da Banda Leite Quente, tema do Movimento Country lançado em 1998 em Curitiba, Paraná.

você pode gostar também
Comentários
Loading...