Música sertaneja cresce no país. Saiba como usar essa tendência no dia a dia

35

Veja como sua marca pode usar a febre do sertanejo para se popularizar

O sertanejo, sem dúvida, é um dos segmentos que mais cresce no país. Provas disso são as lives com patrocínios milionários e recordes de audiência realizadas durante a pandemia. Ritmo que foi mudando ao longo do tempo, a música sertaneja pode extrapolar os palcos e fazer você crescer também! Saiba como usar essa tendência no dia a dia da sua marca!

Quem não se lembra das 7h30 de live realizadas por Gusttavo Lima em 2020, atingindo 2,6 milhões de acessos? Sem falar no recorde de 3,3 milhões de acessos simultâneos de Marília Mendonça, a rainha da sofrência. Até a ex-BBB Juliette entrou na onda, participando do Arraiá do Safadão que, neste ano, alcançou 1,5 milhões de views.

Os eventos também ganham com a música sertaneja! O Villa Mix, por exemplo, reúne grandes nomes do estilo e atrações internacionais. Pois, a festa integra o calendário de eventos brasileiro e entrou para o Guinness Book como maior infraestrutura de palco. Um público que só cresce em popularidade, como não aproveitar para alavancar seu negócio?

O crescimento do sertanejo em números

Segundo pesquisa do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição, o Ecad, 56% das músicas tocadas em eventos são sertanejas, enquanto 37% do que toca em streaming pertence ao gênero. É, desde a primeira música criada ainda em 1929, por Cornélio Pires, até as duplas do sertanejo universitário, o caminho foi longo e bem rentável!

Como usar o sertanejo para sua marca

Pouca gente entende tão bem de marketing como os sertanejos, vamos combinar! Por isso, nada mais justo do que se inspirar neles para aplicar estratégias aí, na sua empresa, também! Começando pelo Youtube, plataforma que aproveita a audiência para aumentar a visibilidade da marca. Afinal, lá é que são batidos os recordes de views das lives, lembra?

Confira outras estratégias de marketing interessantes, inspiradas na tendência do sertanejo, para usar no dia a dia da sua empresa.

1. Associe a música à sua marca

Além de aproveitar trending topics ou os assuntos mais falados no momento, aumente o engajamento associando a música ou o(a) artista à sua marca. Importante destacar que, para a estratégia surtir efeito, cantores e canções devem ser alinhados ao serviço que está divulgando!

2. Use música em suas apresentações

Ah, vamos partir para o mais simples? Atentando-se sempre à questão dos direitos autorais e de reprodução, use músicas famosas nos seus vídeos e publicações nas redes sociais. Algumas delas, como Reels, Tik Tok e Instagram têm músicas sertanejas populares em seu banco de sons licenciados.

Se quiser, pode, inclusive, criar um slideshow online para chamar a atenção e trazer mais engajamento. Isso pode ser feito das mais variadas formas. Com o InVideo, por exemplo, isso fica bem fácil. O estilo sertanejo pode ser usado como pano de fundo para a demonstração da sua marca de roupas. Ou com as fotos e vídeos de um hotel fazenda.

E ele já possui uma biblioteca com mais de 10 milhões de músicas e imagens premium para não se preocupar com direitos autorais.

Alguns empreendedores, também, se aproximam do seu público dublando as duplas sertanejas, através de vídeos engraçados com os quais seus seguidores se identificam.

3. Use o storytelling

Humanize sua marca, tornando-a mais próxima do seu público. Vai ajudar muito se você o conhecer bem, saber o perfil, as expectativas e hábitos. Conte algo de forma envolvente, atraindo a atenção.

Cantores mais populares e seus seguidores

Se você acha que tem muitos seguidores no Instagram, imagine o Gusttavo Lima! O Embaixador tem, nada menos, que 40,7 milhões de seguidores, tornando-se o sertanejo com maior público na rede social. Depois dele, vêm Marília Mendonça (35,7 mi), Wesley Safadão (34,6 mi), Luan Santana (30,8 mi) e, por fim, Simone e Simaria (20,2 mi).

E por que a música sertaneja caiu no gosto de tanta gente? Possivelmente, pela eficácia comunicativa, isto é, o repertório de fácil memorização e a temática com a qual boa parte das pessoas se identifica. Ainda que majoritariamente composto por jovens, o público alvo dos artistas é variado, o que sugere um nicho riquíssimo!

Inclusive, engana-se quem pensa que o sertanejo é um ritmo somente vinculado ao padrão heteronormativo! Cantores como Gabeu, filho de Solimões, e Reddy Allor vêm para derrubar preconceitos com o chamado queernejo. A vertente dialoga elementos raízes do sertanejo com música pop, brega e country.

Viu só como você não precisa ser um inventor ou inventora de amores para aproveitar a tendência de crescimento do sertanejo? Sua marca pode, sim, ganhar seguidores e clientes com um ritmo que se torna, cada vez mais, popular.