Luciano Camargo é desmascarado por mãe de criança deficiente

5

Mãe de criança surda Gabriela Pereira reuniu 73 mil assinaturas contra Luciano Camargo, após sertanejo ter humilhado intérprete de libras

Já faz quase cinco meses que uma intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi retirada do palco durante um show da dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano, no Maranhão, mas até agora a comunidade surda espera por um pedido de desculpas.

VEJA TAMBÉM: Vaza foto íntima de Luan Santana com Maísa Silva do SBT

Inconformada com a atitude discriminatória, a palestrante, ativista dos direitos humanos e estudante de Pedagogia e Libras, Gabriela Pereira, lançou uma campanha para conscientizar as pessoas sobre o que é o capacitismo e para pedir um pronunciamento dos artistas.

Gabriela é mãe do Benyamin Luiz, uma criança de 4 anos que tem surdez e Síndrome de Down, e está aprendendo a se comunicar por meio da Língua Brasileira de Sinais. A ligação tão próxima com uma pessoa com deficiência, aliada à sua própria história de vítima de preconceito racial, fez com que a estudante não se calasse diante da atitude de desrespeito à comunidade surda ocorrida no show. As canções do espetáculo, realizado em junho na cidade de Imperatriz (MA), deveriam ter contado com a tradução da intérprete de Libras até o final.

Vídeos gravados por fãs que estavam do show mostram o momento em que o cantor Luciano parece incomodado com alguma coisa, olha em direção à intérprete e vai para o fundo do palco por alguns instantes. “Ele deveria ficar feliz por ter esse público [comunidade surda], que mesmo não ouvindo o som, gosta da letra das músicas. Achei completamente absurdo por parte do Luciano, sendo ele uma pessoa que tem um irmão com deficiência física”, desabafa Gabriela. Wellington Camargo, irmão da dupla, teve poliomielite na infância e é cadeirante.

Entenda o caso

A dupla Zezé Di Camargo e Luciano é acusada de desrespeitar a Lei Brasileira da Inclusão por fato ocorrido durante apresentação em 12 de junho, em Imperatriz, no Maranhão. Luciano teria impedido uma intérprete de libras que estava no palco e havia sido contratada em ação do Governo do Estado.

VEJA TAMBÉM: Justiça pede o cancelamento do show de Gusttavo Lima

Secretária Adjunta da Pessoa com Deficiência do Maranhão, Beatriz de Carvalho Silva, em entrevista exclusiva à Rádio Folha 96.7, durante este sábado (29), afirmou que já acionou o Ministério Público de São Luís e de Imperatriz contra a dupla. “Nós encaminhamos os documentos e vídeos para o Ministério Público e pedimos providências porque entendemos que é uma violação de direitos”, afirma.

Um espectador gravou o momento em que alguém da produção provoca a retirada da intérprete de libras do palco. “Eram duas intérpretes se alternando a cada 30 minutos. Durante o show, o cantor Luciano ficou segundos ou minutos, até parou de cantar, olhando para a intérprete”, conta Beatriz. No vídeo, o cantor chega a sair do palco após encarar a intérprete.

“Nós encaminhamos os documentos e vídeos para o Ministério Público e pedimos providências porque entendemos que é uma violação de direitos. Os surdos que estavam no local ficaram sem possibilidade da comunicação”, afirmou Beatriz de Carvalho Silva. Ela aponta quebra da lei nº 3.146/2015, que assegura condições de igualdade à pessoa com deficiência , além de contrariar o exercício da profissão de intérprete contratada, que foi impedida de exercer sua função.

A dupla Zezé Di Camargo e Luciano não se manifestou à respeito da ação até a atualização desta notícia.

5 Comentários
  1. Andréia Diz

    Isso é absurdo nós dias de hoje, em que século ele está? Inclusão para deficiente auditivo SIM. É fã e o cara faz uma dessa . Lamentável…

  2. CREMILDE RIBEIRO FELIX Diz

    Pra. Nós. Vermos. Quem. São

  3. Lúcia Diz

    Pra mim não passam de dois merdas.
    Não iria a um show deles mesmo que fosse de graça
    Pra mim eles não passam de dois hipócritas

  4. Sergio Diz

    Escrotos… viviam na merda, ganham dinheiro com uma musica de merda e agem assim… triste.

  5. Nirvania Diz

    Esse trosso não e pai não ,quem ele pensa que e

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.