Inteligência artificial recria voz de Cristiano Araújo em sucesso de Simone Mendes

Música “Erro Gostoso” de Simone Mendes ganha versão inédita com voz do cantor sertanejo Cristiano Araújo, emocionando fãs e acumulando milhares de visualizações nas redes sociais

Em um marco surpreendente da Inteligência Artificial (IA), a voz do cantor sertanejo Cristiano Araújo, que faleceu tragicamente, foi recriada para cantar “Erro Gostoso“, sucesso recente de Simone Mendes, ex integrante da dupla Simone e Simaria. Esta façanha notável foi realizada coletando e processando amostras da voz do cantor.

O tiktoker Lamerazi é o responsável pela produção emocionante que lançou na última terça-feira (02). Desde então, o vídeo alcançou uma impressionante marca de 236 mil visualizações, tornando-se um verdadeiro sucesso viral.

Comentários emocionados inundam a seção de respostas do vídeo. Fãs de Araújo expressaram sua gratidão e emoção, com comentários como “Moço, eu sou muito fã dele, eu amo e sinto tanta falta dele. Estou aqui chorando, que saudades dele. Obrigada por esse momento” e “Essa música cantado pelos dois ia ficar massa. Olha isso, imagina com ele realmente aqui”.

Este não é o primeiro exemplo de IA sendo usada para criar performances inéditas. Em abril, a faixa “Heart On My Sleeve“, que simula The Weeknd e Drake cantando versos sobre Selena Gomez, viralizou nas redes sociais. Publicada no YouTube e TikTok, a música acumulou milhões de visualizações e reproduções no Spotify.

Apesar do sucesso da tecnologia, alguns artistas se posicionaram contra a clonagem de vozes. Drake, por exemplo, manifestou sua oposição após o pedido da Universal Music Group aos serviços de streaming para que impeçam que empresas de IA acessem seus catálogos.

Além do tributo a Cristiano Araújo, outros vídeos virais apresentam Ariana Grande interpretando músicas do MC Livinho e do Zé Felipe.

O uso da IA na música é um campo em rápida expansão e esses exemplos mostram o potencial da tecnologia para trazer novas experiências aos fãs. No entanto, também levanta questões éticas importantes sobre os direitos autorais e a propriedade da voz de um artista.

Esta matéria destaca as potencialidades e controvérsias dessa tecnologia revolucionária. A IA está mudando a forma como interagimos com a música e os artistas, e este é apenas o começo. Como sociedade, teremos que navegar por esses novos desafios e oportunidades à medida que a IA continua a avançar e a se integrar em nossas vidas de maneiras cada vez mais profundas.

@lamerazi

Cristiano Araújo e Simone Mendes? Utilizei inteligência artificial para treinar a voz dele. Espero que gostem! #errogostoso #errogostososimonemendes #sertanejo #cristianoaraujo @Simone Mendes

♬ som original – Lamerazi