Sem categoria

Rodeio tem equipe que cuida de ferimentos da face

A Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, a maior do gênero na América Latina, inova e se destaca também quando o assunto é saúde e segurança dos atletas de rodeio. Na 53ª edição do evento, que começou no último dia 21 e segue até dia 31, uma equipe de profissionais da saúde permanece de prontidão no Parque do Peão para cuidar exclusivamente de possíveis ferimentos nas faces dos peões, decorrente s de eventuais acidentes durante as competições hípicas e de rodeios.


A equipe conta com um cirurgião buco-maxilo-facial, profissional graduado em odontologia e residência hospitalar de três anos, especialista em abordagens cirúrgicas da face. Esta formação o habilita para o tratamento integral da face e da boca lesadas. \”Tratamos as fraturas dos ossos da face, realizamos as suturas na região da forma mais estética para o tratamento imediato de pronto-socorro e tratamos os dentes, que podem estar afetados pela patologia que atinge o rosto – tudo devidamente amparado pela legislação brasileira\”, explica Paulo Fernando Muzetti Ferreira, cirurgião e traumatologista buco-maxilo-facial.
A iniciativa mostra a preocupação constante que Os Independentes, entidade promotora da Festa do Peão, mantém com a saúde dos competidores.
Ferreira explica que para todos os eventuais acidentes será feita uma ficha para que, após a festa, seja ela borado um relatório dos atendimentos feitos pela equipe. \”Os dados servirão de base para um estudo científico dos traumas faciais mais freqüentes nos rodeios, sendo publicado, posteriormente, na Revista de Cirurgia e Traumatologia Buço Maxilo Facial\”, afirmou Ferreira, dizendo que o estudo também servirá de base para as demais festas de rodeio do País, uma vez que reunirá toda a cinemática dos acidentes com os traumas faciais dos peões.
Segundo o dentista, após concluído o estudo, será possível saber quais são os acidentes mais freqüentes e, a partir daí, traçar metas de prevenção e orientação para os rodeio.

Movimento Country no Spotify
Movimento Country no Deezer

Publicidade