Rodeio de Barretos começa nesta quinta
Rodeio de Barretos começa nesta quinta
Rodeio de Barretos começa nesta quintaNa próxima quinta-feira, 18 de agosto, começa um dos mais esperados eventos do Brasil, que traz 11 dias de cultura, diversão, esportes e números bem expressivos.

 
 
Ser gigante não é tarefa para qualquer um. Manter a tradição e surpreender seu público a cada ano também não, mas a Festa do Peão de Barretos, que acontece entre os dias 18 e 28 de agosto, tem conseguido esse feito. Os Independentes – entidade organizadora do evento – registra a cada novo ano, números bastante surpreendentes.
 
 
Com um investimento de 17 milhões de reais, os 11 dias da 56ª festa devem contar com 950 mil pessoas, gerar 15 mil empregos diretos e indiretos, levar 1.550 animais para o Parque do Peão (local onde acontece o evento) e, com eles, 370 toneladas de ração. A organização também espera receber em torno de 15 mil pessoas no acampamento.
 
 
Na região, a expectativa é de que a festa movimente cerca de 200 milhões de reais na economia – com os empreendimentos da rede hoteleira, restaurantes, supermercados, suvenires, entre outros.
 
 
O rodeio mais bem pago do país também não deixa por menos. Cerca de 500 competidores disputarão os prêmios que, somados, contabilizam mais de 500 mil reais. Já o campeão da modalidade mais concorrida – montaria em touro – sairá da disputa com uma conta bancária de 100 mil dólares mais gorda.
 
 
Entre os números, também vale ressaltar o cuidado que o evento possui com os animais das competições. O Centro de Estudos do Comportamento Animal, ECOA, que fica dentro do parque, investe R$1 milhão de reais em estudos para o bem estar deles. Para garantir melhor eficiência e segurança dos cavalos e touros, a arena também contará, pela primeira vez, com uma consultoria internacional que deixará a pista mais nivelada e de acordo com pré-requisitos internacionais.
 
 
Segurança é outro ponto forte. Cerca de 55 câmeras já estão espalhadas no Parque do Peão e 450 novos seguranças foram contratados. Esta equipe de quase 500 homens não está sozinha – eles contarão com o apoio de 1.200 profissionais da Polícia Militar. Tudo para garantir uma festa organizada, segura e inesquecível.
 
 
Os shows
Entre os diferenciais na programação musical, está o show de abertura no dia 18 de agosto com Paula Fernandes e Eduardo Costa tocando juntos no palco principal na abertura do evento. Já no dia 19, a apresentação da escola de samba Unidos da Tijuca terá toques especiais da dupla Bruno & Marrone: os carnavalescos cariocas vão ensaiar músicas da dupla, que se apresenta na sequência, em ritmo de samba.
 
 
Outro destaque será o show do dia 20 de agosto no Estádio de Rodeios que unirá duas gerações da música sertaneja: João Bosco & Vinicius e Chitãozinho & Xororó com a participação de Orquestra Sinfônica sob regência do maestro João Carlos Martins. No mesmo dia, Daniela Mercury se apresenta em pleno trio elétrico “puxando” o público em uma inusitada “PeãoFolia”.
 
 
No domingo, dia 21, é a vez de outra musa do axé se apresentar: Ivete Sangalo que fará o show da turnê Live at Madison, ainda inédito no interior de São Paulo. O show terá renda total revertida ao Hospital de Câncer de Barretos.
 
 
No segundo final de semana da Festa outros dois encontros especiais: Luan Santana e Fernando & Sorocaba (dia 26) e também o inédito show de Jorge & Mateus e Gusttavo Lima juntos (dia 27).
 
 
Outras atrações também confirmadas são Maria Cecília & Rodolfo (24), Ricardo & João Fernando (24), Milionário & José Rico, João Carreiro & Capataz e Leo Magalhães (dia 25) e Michel Teló (dia 27).
 
 
Embaixadores do Rodeio
Os músicos Jorge e Mateus são os Embaixadores do Rodeio de Barretos em 2011. A dupla é uma das maiores revelações da música nos últimos tempos, levando a cultura sertaneja para diferentes partes do país e atraindo uma legião de fãs.
 
 
Símbolo de simpatia e boa música, a dupla fará um dos shows mais aguardados do evento. Em 2010 a apresentação de Jorge & Mateus no Estádio de Rodeios durante a Festa foi responsável por recorde de público no local.
 
 
Rodeio
Além da programação musical o evento mantém a tradição de reunir os maiores competidores da atualidade no Brasil e também competidores internacionais.
 
Para este ano as grandes novidades são a inédita a Breeder’s Cup – Copa dos Criadores, e um “Rodeo Tour” da PRCA – Professional Rodeo Cowboys Association, maior e mais antiga entidade de rodeios do mundo.
 
 
A Breeder’s Cup – Copa dos Criadores reunirá os 10 mais renomados criadores de cavalos de Prova de Três Tambores do país entre os dias 18 e 21 de agosto. Na Copa os animais serão conduzidos por competidoras selecionadas pelos próprios criadores. Cada criador vai escolher uma competidora para montar seu animal e correr a prova.
 
Já o “Rodeo Tour”, que tem como lema “bringind authentic PRCA ProRodeo To Brazil” acontecerá durante o 19º Barretos International Rodeo, competição que integra a Festa do Peão de Barretos no período de 25 a 28 de agosto. É a primeira vez que um país da América Latina recebe um “Rodeo Tour” da PRCA.
 
 
Com a participação da PRCA ficam garantidas as participações de competidores que fazem parte da associação em todas as modalidades que serão disputadas: montarias em touro, sela americana, bareback, bulldog e três tambores. Além disso, dois diretores e juízes da entidade estarão no Brasil.
 
O norte-americano Tuff Hedeman, diretor da Championship Bull Riders (CBR) – outra importante entidade norte-americana de rodeio – e primeiro campeão do International de Barretos também levará alguns competidores da entidade para competir na cidade.
 
 
Além da Breeder’s Cup e do “Rodeo Tour” a 56ª Festa do Peão de Barretos contará, no período de 18 a 21 de agosto, com as finais da Associação Nacional de Bulldog (ANB) e do Circuito Barretos de Rodeio (CBR) e competições de Working Penning. Esta última acontecerá pela primeira vez em Barretos. De 22 a 24 de agosto acontecerá o Campeonato Top Brasil Interestadual de Montarias em Touro reunindo seleções dos estados brasileiros.
 
 
Outras informações pelo site:
 
 


Produtor e roteirista, criei o site Movimento Country em 1999 com o objetivo de divulgar a música sertaneja do estado do Paraná. Com o crescimento rápido do site, em pouco tempo passamos a abordar os principais acontecimentos da música sertaneja em todo o Brasil
Conteúdo Bloqueado
Para continuar, siga-nos nas redes sociais