Sem categoria

Perfil – Nhô Belarmino e Nha Gabriela

Cantores. Dupla sertaneja. Compositor. Instrumentista (Nhô Belarmino). A carreira de Nhô Belarmino começou aos 12 anos, quando se apresentava com a irmã Pascoalina, de nove, em festas de sua cidade natal, já adotando o nome artístico que o consagraria.

Em 1936, aos 16 anos, Nhô Belarmino fez sua primeira composição, \”Linda serrana\”. Formou dupla com Chiquinho Montalto,com quem se apresentou na Rádio Clube Paranaense.

Em 1937, na Rádio Clube, conheceu Júlia Alves, com quem se casou em 1939 e formou uma dupla. Em 1940, a dupla estreou na mesma Rádio Clube. Em 1959, gravaram o primeiro disco interpretando o xote \”Mocinhas da cidade\” e o baião \”Paranaguá\”, ambas de autoria de Nhô Belarmino. No mesmo ano Nhô Belarmino gravou um disco solo tocando a polca \”Sanfoneiro de Curitiba\” e a valsa \”Caprichosa\”.

Nhô Belarmino fez outras gravações solo tocando acordeom em composições como \”Dançando descalço\”, rancheira, e \”Brincando com oito baixos\”, forró, de sua autoria. Continuou gravando com Nhá Gabriela, obtendo sucesso principalmente na região de Curitiba.

Na capital paranaense mantiveram durante vários anos um programa de rádio diário, além de apresentarem na TV, aos domingos, o programa \”Minha palhoça\”. A dupla fez diversas gravações nos anos 1960, tais como \”Rainha do pecado\”, tango de Nhô Belarmino, ou o xote \”Cachaça com limão\”, de Nhô Belarmino. Nos anos 1970, gravaram, entre outras, \”Cantor das madrugadas\”, de Nhô Belarmino e Ivan Graciano, \”Sertanejo feliz\”, de Nhô Belarmino e Moacir Lorusso, e \”Curitiba\”, de Nhô Belarmino.