Sem categoria

Peão brasileiro é campeão em sela americana

Disputando com cinco finalistas, dentre eles dois peões estrangeiros, o peão brasileiro Leandro Baldissera levou o título do 15o. Barretos International Rodeo em sela americana. Baldissera recebeu como prêmio R$ 4 mil, montando o animal Canadá, da tropa W.R.

Leandro Baldissera, de Capão Bonito, estado de São Paulo é campeão em Barretos pela segunda vez no estilo sela americana. O competidor monta profissionalmente há nove anos na modalidade, tendo conquistado vários prêmios, inclusive nos Estados Unidos.
Com a alegria estampada no rosto, Baldissera declara: “Aqui no Brasil, você pode ganhar qualquer rodeio várias vezes, mas o importante mesmo é ganhar em Barretos”.

A modalidade
Criada em 1.929, é a prova mais antiga do rodeio. Nela o atleta segura o cabresto a um cabo feito de corda de sisal. O cavalo é arriado com sela sem o pito e sem baixeiro, ou seja, a capa feita em tecido grosso, colocada entre a sela e o lombo do animal. A prova tem a duração de oito segundos.

O peão segura com a mão de apoio numa corda de 1,20m aproximadamente. A mão de equilíbrio não pode tocar em nada. Já no primeiro pulo do animal, o peão esporeia entre a paleta e o pescoço do cavalo.
No segundo, ele puxa as esporas da barriga até as nádegas do animal em direção ao arco traseiro da sela. Quanto maior a angulação, maior será a nota. Os punhos das mangas da camisa são abotoados.

About the author

Hedmilton Rodrigues

Sócio Fundador do portal Movimento Country, no ar desde 19 de setembro de 1999.

Add Comment

Click here to post a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *