IPR realizou rodeio mundial no México

0

Entre os dias 29 e 30 de agosto muita gente ligada ao rodeio brasileiro foram a Barretos, pois é, este ano eu e mais oito brasileiros na mesma data de Barretos fizemos o caminho inverso. Enquanto os cowboys internacionais desembarcavam em São Paulo para a World Cup, nós rumávamos para o México em outro rodeio internacional, e por láBrasil não perdeu no rodeio em touros.

 

Aconteceu na cidade de Chihuahua estado de Chihuahua no México durante o Festival Country local a IPR “Open” World Finals. Um grande encontro mundial realizado após uma parceria entre IPR, FMR e Festival Country de Chihuahua. Uma final mundial sim, porém, aberta com países e competidores convidados (Não federados a IPR).  O projeto era para 17 países, mas, o representante de Portugal contraiu a Gripe H1N1, Austrália e Nova Zelândia foram vitimas do caos aéreo e também não puderam comparecer.

Em resumo foram 14 países participantes, sete modalidades, cinco idiomas, mais de 50 competidores, um verdadeiro encontro mundial do rodeio na bela cidade de Chihuahua, que tem mais de 1 milhão de habitantes, e ótimas opções de turismo e possui uma área urbana muito bem projetada.

Equipe Brasileira

Embarcaram para Chihuahua representando o Brasil, o Salva-vidas Vlaudemir Birtche (Dinho), o competidor da modalidade Bareback Ricardo Oliveira, competidora dos três tambores Ivana Gerbi, competidores do Laço em Dupla Luiz Miguel Nogueira Zambom e Renato Tadeu Pagan Guariglia, na modalidade Bull Dog o mineiro Fabrício Bonamichi da Silva. Na modalidade touros o até então líder do ranking brasileiro da IPR Alyson Saldanha Machado e Sergio Antônio Sobral. E eu como diretor de comunicação da IPR.

Festival Country de Chihuahua

Todos os anos desde 2006, acontece na cidade de Chihuahua o festival que movimenta e incentiva a cultura, o turismo, negócios e investimentos, além de promover muitas atrações para acolhedor público mexicano poder apreciar.

Festival de músicas, desfile com mais de 300 touros pelas ruas, incentivo ao comercio artesanal, rodeio infantil, campeonato internacional de três tambores, e rodeio internacional para encerrar. Ano passado (2008) neste mesmo festival aconteceu à copa do mundo da PBR.

Resultados IPR World Finals

O México fez o dever de casa e levou cinco das sete fivelas em disputa. Na modalidade Laço em Dupla os mexicanos “Cesar Bustamante” e “Oswaldo Nevares” receberam com muita festa a fivela de campeão. Na modalidade laço em bezerro outra vez México com “Héctor Chapa”, para delírio do público que superou todos os recordes em rodeios.

Na modalidade sela americana mais México com “Oswaldo Hernández”, e na modalidade bareback o súper star mexicano do bareback “Luis Escudero” também garantiu sua fivela.

Na modalidade Bull Dog o Americano “Jake Huserick” com dois tempos na casa dos cinco segundos garantiu uma fivela a terra do Tio San.

Na prova dos três tambores a mexicana Marcela Ochoa venceu uma das modalidades mais disputadas.

Já na modalidade touros, o Brasil não deixou escapar o título, travando uma briga particular entre “Sergio Sobral” e “Alyson Saldanha” e o Canadense “Steve Tuner”, porém no final “Sergio Sobral” garantiu uma fivela ao Brasil. Sergio comemorou muito com a bandeira Brasileira na boate “La suíte” local da entrega de prêmios.

IPR

Intercâmbios e rodeios mundialmente desde 2006, fazem parte da diretoria da IPR mundial:  Jim Ivory (EUA)  presidente, John Osborne (Austrália) vice presidente, Valdecir Augusto Birtche “Dici” e Vlaudemir Birtche “Dinho” (Brasil) diretores internacionais, Steve Hilton (Austrália) Diretor de rodeio da Oceania, Eugênio José dos Santos (Brasil) diretor de Comunicação, Cathy Ivory (EUA) Secretária geral, Francisco Galindo (México), Diretor de rodeio da América Central, Sebastião Procópio (Brasil) Diretor de rodeio da América do Sul.

No Brasil são parceiros da IPR Paulo Miranda, Tony Nascimento, Griffe Brasil, MB2 Eventos (Beto Maia), Porteira Veia, Marinho Benassi, Pro Rodeio Brasil e Associação de Colorado.

Declarações

“Estamos muito contentes com tudo o que aconteceu aqui, junto com a IPR transformamos a cidade de Chihuahua na capital mundial do rodeio. Nunca se ouvi fala em tantos países em um só lugar. Declarou Guillermo A. Herrera Corona “Memo” diretor de rodeio do Festival.

“Estou muito feliz, tive o cuidado de conversar com cada delegação e fique feliz porque eles também estavam contentes, foi uma conquista muito grande para o festival e para a cidade de Chihuahua reunir tantos países” afirmou Alejandro Tovar Olascoaga Presidente do Festival Country Chihuahua.

“Particularmente me sinto muito satisfeito por fazer parte deste momento histórico no rodeio mundial, onde a IPR juntamente com a FMR e o festival Country de Chihuahua conseguiram reunir em um mesmo evento mais de 10 países e 3 continentes. Nunca ate o presente momento um rodeio reuniu tantas nações em um único objetivo. Valeu a pena todo trabalho e sacrifício para fazer este projeto se concretizar. Declarou Vlaudemir Birtche “Dici” Diretor de comunicação da IPR.

Por Eugênio José dos Santos

Foto: Site Caballo TV

Legenda: Alejandro Tovar, Eugênio José, Sergio Sobral e Vlaudemir Birtche “Dinho”

Fotos do México:  www.eugeniojose.com.brwww.caballo.tv – www.festivalcountrychihuahua.com

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here