Etapa do Circuito Mundial de 3 Tambores acontece na Festa do Peão de Barretos

0

Entre os dias 27 e 29 de agosto, a 54ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos recebe o 3º Brazilian Open Championship, evento mais importante da modalidade 3 Tambores no Brasil, que terá a participação de 11 países.

 

            A grande novidade que acontece este ano na maior Festa do Peão do país – Barretos – é o mundialito da modalidade Três Tambores, entre os dias 27 e 29 de agosto, segundo final de semana do evento. Considerada hoje o mais importante evento da modalidade no país, a competição contará com a participação do maior número de países em toda sua história: 11 representações. É também a primeira vez que a prova é realizada em um rodeio e a parceria foi firmada através de convite do Clube Os Independentes para o presidente da NBHA/Brazil, Marcelo Delchiaro. As expectativas são as melhores, pois será a maior etapa mundial já realizada, isto tudo num evento grandioso como Barretos.

            “O Brazilian Open Championship foi a porta de entrada e saída do Brasil para o maravilhoso mundo dos Três Tambores. Entrada porque criadores e competidores do exterior, com destaque para os Estados Unidos, passaram a conhecer o mercado brasileiro, além do estilo de competição realizada aqui; e saída porque o evento possibilitou levar competidores e animais brasileiros para provas nos maiores eventos dos EUA e Europa, culminando numa integração tão completa que, hoje o Brasil é reconhecido pelos americanos como o novo “player global” da modalidade. Foi um trabalho que conquistamos nestes últimos anos devido à competência tanto dos cavaleiros e treinadores como dos criadores nacionais”, disse Marcelo Delchiaro, presidente da NBHA/Brazil  (National Barrel Horse Association) e vice-presidente da América Latina da IBHF (International Barrel Horse Federation).

            A criação do Circuito Mundial foi uma idéia que começou a partir da iniciativa do presidente Delchiaro em realizar uma competição mundial no país, já que, havia participado de um evento nos Estados Unidos e outro na Itália, tendo inclusive a iniciativa de levar representantes brasileiros para demonstrar a habilidade local na modalidade, o que acabou culminando numa grande parceria com esses países para a realização desta competição.

            A prova que será realizada em Barretos já tem a confirmação de 11 países. “Isto nunca aconteceu em etapas mundiais, pois no máximo tivemos a participação de oito países, em prova realizada na Itália. Pela primeira vez contamos com representantes da China, Austrália e Paraguai, por exemplo e o 3º Brazilian Open Championship se torna o maior evento dos 3 Tambores já realizado em âmbito internacional. Por isto, nossa expectativa é muito grande. Estamos animados e acreditamos que será o melhor evento já realizado”, disse Delchiaro.

            Além dos países que estarão pela primeira vez no Brasil também já existe a confirmação da participação da Itália, Espanha, Estados Unidos, Panamá, Uruguai, Chile e Argentina. Os representantes brasileiros que estarão na disputa foram selecionados em prova realizada no mês de maio deste ano e são: Rafaela Laturraghe, de Indaiatuba/SP e Ronildo Morais, de Jaguariúna/SP, tendo ainda como reserva, André Coelho, de Caçapava/SP.

            Cada país será representado por uma dupla (um homem e uma mulher) e o atual título é brasileiro, em disputa realizada em novembro do ano passado na Itália. “A realização do Mundial de Três Tambores em Barretos é mais uma grande novidade internacional que vem agregar para os atletas brasileiros com um importante intercâmbio entre mais de 10 países”, disse Marcos Abud, diretor de rodeio da festa.

            Delchiaro ainda ressaltou que devido à grandiosidade da Festa do Peão de Barretos, a competição terá uma visibilidade muito maior, sendo que já existe um pessoal do rodeio de Las Vegas que estará conferindo a etapa, para viabilizar a prova também por lá. “A parceria está sendo ótima e acreditamos que tanto para nós da NBHA como para o Clube Os Independentes, os resultados serão ótimos!”

O 3º Brazilian Open Championship é a primeira etapa do mundial deste ano, sendo que ainda serão realizadas as competições na Itália e nos Estados Unidos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here