Espetáculo do samba na arena da Festa do Peão de Barretos

Unidos da Tijuca na festa do peão de Barretos 2011Escola de Samba Unidos da Tijuca trará para o maior rodeio da América Latina um show que mistura carnaval do Rio de Janeiro, sertanejo e muitos efeitos especiais. 

Uma das principais parcerias do ano passado está de volta à Barretos: a Escola de Samba Unidos da Tijuca, que se apresenta no dia 19 de agosto, às 22h, em um espetáculo que vai emocionar muita gente, de acordo com o presidente de Os Independentes - entidade organizadora da 56ª Festa do Peão de Barretos, Marcos Murta.

Pela segunda vez consecutiva no rodeio de Barretos, a escola de samba está montando um espetáculo cheio de mistérios e efeitos especiais. Segundo o diretor de Carnaval Ricardo Fernandes, por já conhecer a festa e, principalmente, a arena, a equipe conseguiu investir ainda mais na magia que os desfiles levam para o público. “No ano passado não tínhamos ideia do que ia acontecer, pois foi a primeira vez que estivemos em uma festa do peão e em uma arena, que é totalmente diferente de um desfile linear, como acontece no Rio. O resultado deu tão certo e fomos tão aclamados pelo público, que este ano faremos uma apresentação além das expectativas”, promete.

Com muito mistério envolvido e uma logística nada fácil, a equipe da escola de Samba esteve em Barretos, há alguns meses, para fazer testes dos efeitos especiais, que vão acontecer na arena durante a apresentação, e organizar mais de 400 pessoas de escolas de samba da cidade para atuar como figurantes. “É um trabalho que precisa ser bem coordenado e ter muita organização, mas temos um resultado muito interessante. Deixamos mais de 300 figurinos com os responsáveis pelas escolas daqui e eles selecionaram as pessoas de acordo com a característica delas. Cada roupa tem uma performance diferente e deve se integrar com a pessoa que veste”, explica

Este contato entre escolas de samba tem rendido intercâmbios culturais entre Barretos e Rio de Janeiro. “Tivemos pessoas daqui no carnaval do Rio. Acredito que essas duas festas têm muito em comum. Ambas são realizadas por pessoas de origem humilde, que mantém a tradição da nossa cultura e conseguiram montar um evento amplamente reconhecido. As coincidências não param por aí. Ambas as festas, carnaval e rodeio, são voltadas para um povo devoto, ligado à religiosidade, e que por um dia, se tornam reis e rainhas”, analisa.

Sobre o grande segredo da apresentação, Ricardo apenas revela que será inesquecível, com um pé no carnaval de 2011 do Rio de Janeiro, o outro em 2012, adiantando o desfile da Sapucaí, e trazendo como um dos temas Luiz Gonzaga (que será homenageado pela escola de samba ano que vem). “Quer mais regionalista que Luiz Gonzaga com as músicas Asa Branca e O Xote das Meninas? Se parar para pensar, a letra é muito parecida com sertanejo, pois fala das raízes de um povo. Tudo está interligado, então o pessoal pode esperar uma mistura de sertanejo, samba e muitos efeitos especiais”.

A Festa do Peão de Barretos começa na próxima quinta-feira, 18 de agosto, e segue até o dia 28.

Siga-me

Hedmilton Rodrigues

O site Movimento Country entrou no ar em setembro de 1999 sendo um dos primeiros sites a tratar a música sertaneja e o rodeio.
Siga-me