Espetáculo do samba na arena da Festa do Peão de Barretos
Espetáculo do samba na arena da Festa do Peão de Barretos

Unidos da Tijuca na festa do peão de Barretos 2011Escola de Samba Unidos da Tijuca trará para o maior rodeio da América Latina um show que mistura carnaval do Rio de Janeiro, sertanejo e muitos efeitos especiais. 

Uma das principais parcerias do ano passado está de volta à Barretos: a Escola de Samba Unidos da Tijuca, que se apresenta no dia 19 de agosto, às 22h, em um espetáculo que vai emocionar muita gente, de acordo com o presidente de Os Independentes – entidade organizadora da 56ª Festa do Peão de Barretos, Marcos Murta.

Pela segunda vez consecutiva no rodeio de Barretos, a escola de samba está montando um espetáculo cheio de mistérios e efeitos especiais. Segundo o diretor de Carnaval Ricardo Fernandes, por já conhecer a festa e, principalmente, a arena, a equipe conseguiu investir ainda mais na magia que os desfiles levam para o público. “No ano passado não tínhamos ideia do que ia acontecer, pois foi a primeira vez que estivemos em uma festa do peão e em uma arena, que é totalmente diferente de um desfile linear, como acontece no Rio. O resultado deu tão certo e fomos tão aclamados pelo público, que este ano faremos uma apresentação além das expectativas”, promete.

Com muito mistério envolvido e uma logística nada fácil, a equipe da escola de Samba esteve em Barretos, há alguns meses, para fazer testes dos efeitos especiais, que vão acontecer na arena durante a apresentação, e organizar mais de 400 pessoas de escolas de samba da cidade para atuar como figurantes. “É um trabalho que precisa ser bem coordenado e ter muita organização, mas temos um resultado muito interessante. Deixamos mais de 300 figurinos com os responsáveis pelas escolas daqui e eles selecionaram as pessoas de acordo com a característica delas. Cada roupa tem uma performance diferente e deve se integrar com a pessoa que veste”, explica

Este contato entre escolas de samba tem rendido intercâmbios culturais entre Barretos e Rio de Janeiro. “Tivemos pessoas daqui no carnaval do Rio. Acredito que essas duas festas têm muito em comum. Ambas são realizadas por pessoas de origem humilde, que mantém a tradição da nossa cultura e conseguiram montar um evento amplamente reconhecido. As coincidências não param por aí. Ambas as festas, carnaval e rodeio, são voltadas para um povo devoto, ligado à religiosidade, e que por um dia, se tornam reis e rainhas”, analisa.

Sobre o grande segredo da apresentação, Ricardo apenas revela que será inesquecível, com um pé no carnaval de 2011 do Rio de Janeiro, o outro em 2012, adiantando o desfile da Sapucaí, e trazendo como um dos temas Luiz Gonzaga (que será homenageado pela escola de samba ano que vem). “Quer mais regionalista que Luiz Gonzaga com as músicas Asa Branca e O Xote das Meninas? Se parar para pensar, a letra é muito parecida com sertanejo, pois fala das raízes de um povo. Tudo está interligado, então o pessoal pode esperar uma mistura de sertanejo, samba e muitos efeitos especiais”.

A Festa do Peão de Barretos começa na próxima quinta-feira, 18 de agosto, e segue até o dia 28.



Siga-me

Hedmilton Rodrigues

Produtor e roteirista, criei o site Movimento Country em 1999 com o objetivo de divulgar a música sertaneja do estado do Paraná. Com o crescimento rápido do site, em pouco tempo passamos a abordar os principais acontecimentos da música sertaneja em todo o Brasil
Siga-me
<