Eduardo Costa desabafa nas redes sociais sobre vício

0
2784

Na última segunda-feira (29), o cantor Eduardo Costa que é fumante assumido, fez um desabafo nas redes sociais.

Sentado no muro de sua fazenda o cantor Eduardo Costa fez um desabafo na legenda fa foto “Eta luta difícil para largar o vício”. Embora o cantor tenha em sua rotina o hábito dos exercícios, e uma alimentação saudável, o único vício que o cantor tem é do cigarro. Embora o cantor sobre brinque sobre a cachaça, o sertanejo não bebe absolutamente nada alcólico.

Tabagismo:
Considerado pela comunidade médica uma doença gravíssima, o tabagismo atinge cerca de 1,3 bilhão de pessoas em todo o mundo, sendo 25 milhões no Brasil, o que representa mais de 15 bilhões de cigarros consumidos diariamente.

No Brasil, 23 pessoas morrem vítimas de doenças associadas ao cigarro a cada hora. São mais de 200 mil mortes por ano. Em escala global, esse número salta para 6 milhões. E o pior é que as estimativas não são nada positivas. A projeção é que os índices dobrem até 2030.

Quando se trata do uso do tabaco, as estimativas podem ser assustadoras: fumar causa, pelo menos, 14 tipos diferentes de câncer; 90% dos casos de neoplasias malignas do pulmão estão diretamente relacionados ao cigarro; quem fuma tem de 15 a 30 vezes maior risco de desenvolver um tumor pulmonar.

E não é à toa, já que, a cada tragada de um cigarro, um indivíduo inspira mais de quatro mil substâncias, entre elas a nicotina, o alcatrão, o monóxido de carbono, e mais outras 60 que são comprovadamente cancerígenas. E os problemas não param por aí.

Além do câncer, mais de 50 outras doenças podem ser desencadeadas pelo consumo de cigarro, entre elas asma, bronquite, enfisema pulmonar, trombose, doença coronariana e até mesmo infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC).