Notícias

Edição especial do Ensaio traz Inezita Barroso

A programação especial do programa Ensaio, em homenagem aos 450 anos da cidade de São Paulo, apresenta Inezita Barroso.


As próximas edições, exibidas durante esta semana, são com Paulo Vanzolini e Adoniran Barbosa.

Eu sempre disse a vocês que a viola caipira está em franca ascensão“. É com este pensamento que Inezita Barroso participa desta edição do Ensaio. No programa, ela fala a Fernando Faro da sua trajetória como cantora, iniciada na década de 50, e conta detalhes de momentos que marcaram sua carreira. Além de cantar clássicos da música caipira, a apresentadora do Viola Minha Viola lembra dos grandes parceiros musicais e recebe convidados especiais como Roberto Corrêa, a Orquestra de Viola Caipira de São José dos Campos e Robertinho do Acordeon.

Inezita Barroso conhece bem os caminhos trilhados pela música caipira. Neste programa, ela compara a atual música sertaneja com as composições folclóricas do interior de São Paulo . “A música caipira é a música ligada estritamente a nossa parte folclórica. Ela conserva todas as características do folclore paulista, do primeiro tempo do folclore: as modas de viola, a viola em si. A música sertaneja é uma coisa mais moderna, que não tem viola“, explica. Para reforçar essas palavras, Inezita canta Perfil de São Paulo, do compositor Bezerrinha.

Com Robertinho do Acordeon, Inezita Barroso interpreta Sussuarana, de Echio Tavares e Luís Peixoto, Perto do Coração, de João Pacífico e Raul Torres, e ainda Na Serra da Mantiqueira, uma composição de 1932, surgida durante a Revolução. Logo em seguida, ela fala da sua admiração por Mário de Andrade. Volta aos tempos de criança quando já ouvia falar do professor, poeta e intelectual. Ela conta que morava no mesmo bairro do escritor e ficava esperando ele chegar em casa só para vê-lo de longe. Apesar de nunca terem sido apresentados, Inezita gravou Viola Quebrada, do próprio Mário de Andrade.

O Ensaio traz ainda a participação da Orquestra de Viola Caipira de São José dos Campos, sob a condução de Braz da Viola. É com ela que Inezita divide execução de Rio de Lágrimas, uma das músicas mais queridas no interior de São Paulo, na região de Piracicaba.

About the author

Hedmilton Rodrigues

Sócio Fundador do portal Movimento Country, no ar desde 19 de setembro de 1999.

Add Comment

Click here to post a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *