Dupla Fernando e Sorocaba grava projeto acústico na Ópera de Arame

Nesta terça tem início a gravação do DVD da dupla Fernando & Sorocaba em Curitiba“Novo CD e DVD traz novas músicas, participações especiais e uma experiência ainda inédita no Brasil: a utilização da projeção mapeada 3D.

As gravações estão programadas para os dias 25, 26 e 27 de outubro em Curitiba”.

 

 

 

Cinco anos de carreira, 3 discos de ouro e mais de 100 milhões de acessos no YouTube. Com números surpreendentes, uma das duplas sertanejas de maior destaque no país se prepara para um projeto ambicioso.

 

 

A gravação do CD e DVD “Fernando e Sorocaba – Acústico na Ópera de Arame”, pela Som Livre, promete movimentar um dos cartões-postais de Curitiba nos próximos dias 25, 26 e 27 de outubro. O trabalho, que deve ser lançado no início de 2012, terá canções inéditas – como “Pega Eu” e “Férias em Salvador” –, além de alguns hits da carreira dos músicos, entre eles – “06 de janeiro”, “Teus Segredos” e “Tô Passando Mal”.

 

 

Luan Santana, Inimigos da HP e a dupla Thaeme e Thiago são os convidados especiais deste projeto. Fernando e Sorocaba, é claro, prepararam um presente especial aos fãs. Interatividade é a palavra de ordem para os músicos, que sempre procuram novas formas de interagir com a plateia.

 

 

 

Depois de se apresentarem em uma grua, que os deixava a aproximadamente 30 metros do público, a dupla inovou ainda mais. Os cantores utilizaram uma grande bola de plástico, que os permitia, literalmente, girar sobre a galera. Depois desses dois feitos, que consagrou como o maior show de entretenimento no Brasil no gênero sertanejo, Fernando e Sorocaba testam uma nova forma de interação na Ópera de Arame: é a primeira vez no Brasil que um show utilizará o recurso da projeção mapeada 3D e vídeo cenário. Profissionais de São Paulo, Barcelona, Cidade do México e Los Angeles, Albânia e Buenos Aires foram recrutados para executar essa grandiosa tarefa, assim como imagens desses lugares irão interagir com o artista e público.

 

 

“Esse é um show que eu gostaria além de cantar assistir de frente para o palco” comenta Sorocaba sobre a experiência do 3D

 

 

 

 

Produção

 

Com cenografia assinada por José Carratu e direção da Volcano Hotmind, o espetáculo contará com muita tecnologia e novidades. Os fãs ficarão muito surpresos com tudo o que irão ver, pois permitirá que os espectadores tenham experiências únicas. As projeções serão pensadas para cada música, levando em conta seu ritmo e história. Fora isso, a equipe técnica prepara interferências reais para criar um universo diferente a cada canção.

 

A técnica segue a seguinte ideia: se surgir uma floresta projetada no espaço, os espectadores terão a possibilidade de sentir a umidade do ambiente. Se um campo de flores ocupar o cenário, um leve perfume será lançado no ar, assim como bolinhas de sabão.

 

Carratu pensou no cenário de forma a não interferir na arquitetura local, contribuindo com a projeção e a iluminação do show e do DVD. A Ópera de Arame, por sua vez, também sofrerá transformações. Sua imensa cúpula, de 34 metros de diâmetros, pode ser “aberta” para projetar um maravilhoso céu estrelado – como se os fãs de Fernando e Sorocaba estivessem em um enorme planetário.

 

 

A iluminação será de última geração e contará com mais de 12 projetores de 15 mil lumens para a cúpula, três de 25 mil lumens para a testeira e dois de 30 mil lumens para compor o fundo do palco.

 

A produção de “Fernando e Sorocaba – Acústico na Ópera de Arame” conta com um aparato surpreendente. O palco tem 21 metros de largura e 16 câmeras de altíssima qualidade serão utilizadas, que remetem a imagens de cinema digital. Isso sem falar nas mais de 20 toneladas de equipamentos de som e luz. Para que tudo saia conforme o planejado, mais de 280 profissionais estão envolvidos no projeto, comandado pela produtora Volcano Hotmind.

 

 

 

 

 

Sobre Fernando e Sorocaba

 

Com 5 anos de carreira, a dupla é um dos maiores fenômenos da música sertaneja no país. Autor da maior parte das canções de carreira e considerado um dos principais compositores da atualidade, Sorocaba – nome artístico de Fernando Fakri de Assis –, de 31 anos, é multi-instrumentista. Além de assumir a primeira voz nos shows, mostra versatilidade com a gaita, violino e violão.

 

O artista, que nasceu em São Paulo, viajava com freqüência para a fazenda da família, localizada em Sorocaba. Foi aí que descobriu as canções de raiz e a paixão pelos cavalos.

 

Mudou-se para Londrina para cursar a faculdade de Agronomia. A boa aceitação no meio universitário era o sinal de que a arte era o caminho certo para o rapaz.

 

Foi no Norte do Paraná, há 5 anos, que Sorocaba conheceu Fernando Zorzanello Bonifácio, de 27 anos. O rapaz, que nasceu em Ji-Paraná, em Rondônia, descobriu a veia artística ainda na adolescência. Depois de tocar em várias festas, o músico foi incentivado pela família a buscar novas oportunidades – por isso, aos 18 anos, fez as malas e se mudou para Cuiabá. Antes de se mudar para Londrina, Fernando trabalhou na capital do Mato Grosso.

Com uma média de 250 shows por ano, a dupla Fernando e Sorocaba acumula feitos na carreira. Com 4 CDs e 3 DVDs na bagagem, os músicos têm 250 fã clubes, esse ano fizeram a primeira tour pelos EUA. Em 2010, os artistas escolheram Campina Grande do Sul, na região metropolitana da capital paranaense, para a gravação do terceiro DVD de carreira e se apresentaram e Madrid.



Siga-me

Hedmilton Rodrigues

Produtor e roteirista, criei o site Movimento Country em 1999 com o objetivo de divulgar a música sertaneja do estado do Paraná. Com o crescimento rápido do site, em pouco tempo passamos a abordar os principais acontecimentos da música sertaneja em todo o Brasil
Siga-me