Curitiba se consolida como a capital sertaneja do Brasil

0
245
Curitiba se consolida como a capital sertaneja do Brasil
Curitiba se consolida como a capital sertaneja do Brasil
\"Curitiba

O Curitiba Country Festival ajuda a consagrar Curitiba como a capital sertaneja do Brasil.

Em 1998 começou o movimento no meio musical na capital paranaense que foi responsável pela descoberta de grandes nomes da música sertaneja do estado como as duplas Fábio e Jair, Sérginho e Marcelo, Willian e Renan, Roger e Rayan e as bandas Barulho de Carroça, Leite Quente e Tequila Country que consagraram o Movimento Country e o ritmo “arrasta pé” como a musica oficial de Curitiba, dando origem em 1999 ao CD Arrasta Country lançado pela Universal Músic. Neste instante nascia o embrião do que se transformou alguns anos depois, em 2004 o atual sertanejo universitário consagrado pela dupla João Bosco e Vínicius.

Neste momento, Curitiba estava apta a ser a capital sertaneja do Brasil, como o movimento de artistas locais que fez aparecer mais de mil comitivas e ter mais de 60 casas noturnas no gênero sertanejo que movimentavam o mercado cultural. Embora alguns artistas locais tenham se perdido no caminho, alguns empreendedores se mantiveram firme no caminho, foi o caso do empresário e ex radialista, Hedmilton Rodrigues, que se manteve firme no comando do site Movimento Country, atualmente o maior site sertanejo do Brasil, Lourival Padrazanni, o Palitto que comandou com sucesso a rádio Clube FM até 2005 e Enio Roberto Silvério, outro paranaense que ainda está a frente da música sertaneja na TOP FM, rádio sertaneja de São Paulo. No comando da Tupi FM por 4 anos consecutivo, Enio fez que o sertanejo universitário se consagrasse em todo o Brasil e foi o responsável pelos sucessos como Munhoz e Mariano, Victor e Léo, Jorge e Mateus entre outros.

Para a surpresa de muitos, quem chegava em Curitiba encontrava um outdoor de boas vindas dizendo “Seja bem vindos a capital sertaneja do Brasil, onde tudo começou”. Nada disso é exagero e para nós foi o reconhecimento de um trabalho que está prestes a completar 16 anos no mês de junho.

O outdoor foi feito pela Woods, franquia de casa sertaneja de sucesso que nasceu em Curitiba em setembro de 2004, é hoje uma das maiores casas noturnas do Brasil, que já pensa abrir filial em outros países. Recentemente a Woods levou um show de Michel Teló para a Argentina, para testar o sertanejo no Marcosul. O Country Festival nasceu em 2007, na Pedreira Paulo Leminski, criado pelo empresário João Guilherme Leprevost, foi o primeiro evento do gênero criado no Brasil. Em sua oitava edição o festival sertanejo mantém o folêgo e continua sendo exemplo de organização e competência para todos os outros festivais sertanejos do Brasil.

Pela primeira vez, Curitiba é espelho para o país, algo que sai daqui é sucesso reconhecido nos quatro cantos de um país continental. Movimento Country, Woods e Country Festival são exemplos disso. A TOP FM, a extinta TUPI FM, também é exemplo disso, pois é dirigida por um paranaense responsável pela criação do sertanejo aqui, em terras do “leite quente”.

Vida longa ao sertanejo, e que venham novos nomes da música sertaneja da terrinha, que venham ocupar o espaço que é seu, afinal, somos SIM, a capital sertaneja do Brasil.