Chitãozinho & Xororó lançam o 28º álbum.

0

A dupla Chitãozinho & Xororó está lançando o 28º disco, Aqui o Sistema é Bruto. Não se trata, como o título possa sugerir, de um álbum de contestação ao sistema.

   \”Esse é um termo comum entre os peões. É usado quando o pessoal do interior quer elogiar alguma coisa, dizer que tem força, que é rústica. Se a madeira é forte, a montaria boa, a música tem fibra, eles dizem que \”aqui o sistema é bruto\”. Não inventamos nada\”, diz Xororó aos repórteres que foram falar com a dupla numa casa de espetáculos country.

   Nada mais apropriado. O disco traz uma levada country-rock e uma vontade de simplificar as coisas. \”Tivemos o desejo de fazer um disco mais direto\”, diz Chitãozinho. A dupla afirma que a música sertaneja nunca esteve tão bem no eixo Rio-São Paulo e que o álbum capta essa atmosfera. \”Agora há rádios tocando 100% sertanejo e fenômenos interessantes como os cariocas que pegam onda de manhã e à tarde estão na fazenda, usando chapéu, bota e falando como o peão do interior de São Paulo\”, diz Chitãozinho. \”Lembro que na época do Fio de Cabelo (um dos primeiros sucessos da dupla) só tocavam música sertaneja de madrugada\”, diz Xororó.

   O fenômeno dos peões cariocas ganha ainda mais veracidade quando o assunto é a homenagem que os sertanejos receberão na passarela do samba. A dupla é tema do enredo 2005 da escola de samba Caprichosos de Pilares. \”Vai ser ótimo participar da festa, ainda mais desse jeito. Imagina quatro mil pessoas na avenida contando a sua história\”, diz Xororó. E o figurino, como vai ser? \”Disseram que vão me arrumar uma roupa bem bonita e um chapéu, acho que com isso vai sair tudo bem\”, brinca Chitãozinho.

   O programa da dupla, Raízes do Campo, exibido aos sábados na Record, também foi lembrado. \”Adoramos fazer o programa. É muito bom falar sobre música\”, diz Xororó. Contratados da emissora paulista, os cantores não sabem ainda como o álbum será divulgado na Rede Globo, por exemplo. \”Isso eles têm que resolver, mas faremos alguns programas sim\”.

   Os shows de lançamento do álbum Aqui o Sistema é Bruto começam por São Paulo e seguem pelo Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here