Centro de estudos garante o bem-estar dos animais

0

A Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, a maior do gênero na América Latina, tem como premissa garantir o bem-estar dos animais que participam do evento.


Para isso, conta com o Ecoa (Centro de Estudos do Comportamento Animal), órgão mantido no Parque do Peão desde 2007 e oficializado em julho deste ano, que tem um compromisso ético com a qualidade de vida do animal.
A estrutura permite que cerca de 3.000 animais – aproximadamente mil bovinos e dois mil equinos – passam por uma avaliação de rotina antes e depois da Festa. Durante os onze dias de rodeio, eles ficam alojados nas dependências do Ecoa (que conta com 35 piquetes com capacidade para 1.200 animais) ou em propriedades rurais da região.

Para alimentar tantos animais, são fornecidas cerca de 350 toneladas de ração durante o período da Festa. A alimentação é dividida em duas refeições diárias que variam entre silo e pastagem.

Já durante as provas de rodeio, quatro profissionais veterinários fiscalizam esporas, cutucões, o tratamento por parte dos peões ou qualquer possível tipo de agressão que possa colocar em risco a saúde e integridade física dos animais.

O coordenador do Ecoa, professor doutor Orivaldo Tenório de Vasconcellos, conta que acorda todos os dias às 6 horas da manhã para fiscalizar os animais. \”Saio todos os dias com meu quadriciclo e com um binóculo para ver os animais. Observo cada detalhe. Tudo é muito bem fiscalizado\”, disse.

Durante a observação de rotina, caso o animal apresente algum risco a sua integridade física, ele é levado a um local chamado \”tronco de contenção\”, onde passa por uma série de exames clínicos, incluindo testes de coração, pulmão e outros órgãos. Se a avaliação comprovar algum risco à saúde do animal, ele é automaticamente eliminado das provas.

O EcoaO Ecoa é um órgão desvinculado de Os Independentes que fornece tratamento diferenciado aos bois \”atletas\” antes, durante e depois da Festa do Peão. O órgão possui convênio com a Funep (Fundação de Amparo à Pesquisa) da Unesp (Universidade do Estado de São Paulo) de Jaboticabal e é submetido, inclusive, a orientações de entidades internacionais como a Colorado University, dos Estados Unidos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here