Sem categoria

Campeonato quer valorizar rodeio como esporte

Regulamentado por lei desde 2002 como uma atividade esportiva, o rodeio vem a cada ano ganhando mais notoriedade no cenário esportivo nacional. Em 2008, o segmento assiste ao início de um campeonato que vai dar a maior premiação da história do rodeio em sua final. O Circuito Crystal de Rodeio anunciou em maio último uma premiação de R$ 1 milhão aos melhores colocados no ranking geral da competição, que deve terminar em maio de 2009.

 

“Um único campeonato de rodeio nunca teve uma premiação desse valor. Isso sem contar a premiação que é distribuída em cada etapa que gira em torno de R$ 40 mil”, explica o presidente do Circuito, José Uilson Freire.

Apesar do rodeio ter sido regulamentado em 2002, o peão envolvido no esporte é reconhecido como atleta profissional desde 2001.

“Como todo esporte profissional, o rodeio tem suas regras e regulamentos. Quando vamos realizar uma etapa do Circuito, todas as diretrizes devem ser obedecidas para que o profissionalismo esteja presente”, afirma José Uilson.

Essas diretrizes do campeonato vão desde regulamentos quanto à estrutura física (arenas, arquibancadas) e profissionais capacitados (juízes, salva-vidas), até tratamento dispensado aos competidores e animais envolvidos. “Os animais são tão importantes como as pessoas envolvidas na competição, então precisam ser valorizados e cuidados de maneira adequada”, ressalta.

A valorização dos animais também acontece na hora da premiação. Em todas as etapas o melhor animal e a melhor tropa (animais de um único proprietário que são levados ao rodeio) também são premiados. “Também temos um ranking de pontuação dos animais. Na grande final do Circuito, animais e tropeiros serão premiados como uma forma de incentivo aos cuidados com os animais e ao investimento em linhagens genéticas que melhorem ainda mais o rodeio”, diz José Uilson.

COMPETIDORES

Os peões, que na linguagem profissional dos rodeios é chamado de competidor, também estão em um novo patamar, recebendo, inclusive patrocínios exclusivos. Também como parte do Circuito Crystal, existe o Top Team Crystal. O presidente do campeonato explica que esse “time” é formado por competidores da elite do rodeio, selecionados por seus grandes resultados e que recebem apoio para continuar montando. “É uma nova forma de tratar o rodeio e o competidor no Brasil. Algo semelhante acontece apenas nos Estados Unidos onde a atividade é muito valorizada”.

Os competidores que recebem esse apoio e pertencem ao time de estrelas são das modalidades montaria em Touro, Cutiano, Sela Americana e Três Tambores.

About the author

Hedmilton Rodrigues

Sócio Fundador do portal Movimento Country, no ar desde 19 de setembro de 1999.

Add Comment

Click here to post a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *