Campanha de prevenção de DST é lançada na Festa

0
Publicidade

Foi lançada, neste sábado, 22 de agosto, na 54ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, a Campanha Nacional de Prevenção de DST/AIDS do Ministério da Saúde.

A diretora do Departamento de DST/AIDS, Mariângela Simão, esclareceu que a motivação da campanha é uma pesquisa que mostrou que pelo menos 10 milhões de brasileiros já apresentaram sintomas de alguma DST. O Ministério manterá no evento um estande para a ativação desta campanha. Mariângela citou outro dado interessante da pesquisa de comportamento. As DSTs são mais comuns entre os homens e eles não procuram tanto o sistema de saúde como as mulheres, preferindo tratar-se em farmácias. “Muitos casais tem problemas sérios de qualidade no sexo por doenças que não foram tratadas corretamente”, explica.
A comunicação entre os parceiros também é um aspecto abrangido pela campanha. “Há doenças que não causam tanto mal ao homem, quando tratadas corretamente, mas oferecem risco de infertilidade para a mulher”, explica ela. O coordenador da campanha, Valdir Pinto, esclareceu que ela se baseia em três objetivos: o reconhecimento dos sintomas, a procura do tratamento gratuito em unidades do sistema de saúde e a necessidade de alertar os parceiros. Foram criados cartões postais, que podem ser enviados anonimamente ou não, para parceiros, com mensagens do tipo: “Descobri que estava infectado, mas já me tratei. Procure você também uma unidade de saúde”, facilitando a conversa sobre o assunto que pode ser um tabu.
Estavam presentes, entre outras autoridades, o secretário de saúde da cidade de Barretos, Mussa Calil Neto, e o presidente dos Independentes, Jeronimo Muzetti. Este afirmou que não é a primeira vez que são feitas ações do Ministério na Festa e que o grupo está sempre disponibilizando toda a estrutura de comunicação para as campanhas. Já Mussa elogiou o layout e o apelo dos cartazes, postais e jingles, que foram gravados com cantores sertanejos como Chitãozinho & Xororó, Gino e Geno, Daniel, entre outros.
No dia 28 será lançada, também na Festa, uma campanha voltada especialmente para a saúde dos homens. O material de divulgação já pode ser visto nas ruas da Feira Comercial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here