Biografia Chitãozinho e Xororó

0
197
Jorge e Mateus dividem Fãs
Jorge e Mateus dividem Fãs

José de Lima Sobrinho e Durval de Lima, ou simplesmente Chitãozinho e Xororó, irmãos, naturais da cidade de Astorga, estado do Paraná, formam uma das mais reconhecidas duplas sertanejas do Brasil.

O primeiro disco gravado, nao se sabe a data exata de gravaçao. O primeiro disco oficial foi “Galopeira” em 1970, mas o reconhecimento do grande público veio em 1982 com a canção “Fio de Cabelo” do disco “Somos apaixonados“, oitavo trabalho da dupla, que vendeu mais de 1,5 milhão de cópias e abriu as portas das rádios FM´s para a música sertaneja. Tudo na vida da dupla passou a ser separado como antes e depois dessa canção.

Em 1986 começaram a apresentar aos domingos o programa de TV “Chitãozinho e Xororó Especial” no SBT, no qual cantavam e recebiam convidados.

No mesmo ano participaram na Rede Globo do especial do Roberto Carlos cantando junto com o Rei da canção “De coração pra coração“.

Gravaram em 1993 a canção “Words” com os Bee Gees para o disco “Tudo por Amor” lançado em português e espanhol. Além de “Words” o disco tinha a canção “Guadalupe” que fez parte da trilha da novela de mesmo nome transmitida pela Telemundo. O sucesso desse trabalho foi tão grande que a dupla conquistou em junho daquele ano o primeiro lugar do “Hot Latin Singles” na parada norte-americana da revista Billboard, só Roberto Carlos tinha conseguido essa marca em 1989.

No ano de 1995 encabeçaram o evento “Amigos“, um show com as três maiores duplas sertanejas do Brasil que contava com Zezé di Camargo e Luciano, Leandro e Leonardo, e eles, Chitãozinho e Xororó. O show foi em São Caetano do Sul, no qual estiveram mais de 100 mil pessoas.

Durante o ano de 1999 apresentaram na TV Globo o programa “Amigos e Amigos” um Especial em Homenagem a Leandro com Zezé Di Camargo, Luciano e Leonardo.

Em 2000 completaram 30 anos de carreira e a marca de 30 milhões de discos vendidos.

A dupla apresentou em 2004 na TV Record o programa Raízes do Campo, que era um show gravado numa casa de espetáculo, com convidados e a famosa Roda de Viola gravada na chácara de Chitaozinho no interior de São Paulo. O programa ficou no ar até maio de 2005.

Em 2006 gravaram uma guarânia com o considerado Rei da música Brasileira Roberto Carlos, a música se chamava “Arrasta uma Cadeira” e foi sucesso nacional, e fez com que eles fossem mais uma vez no Especial do Rei.

Em 2008, Chitãozinho e Xororó participaram do programa Estúdio Coca-Cola Zero com a banda de pop-rock Fresno. Ambos ainda se apresentaram no Show da Virada, da Rede Globo, exibido no dia 31 de Dezembro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here