Assessoria desmente boatos sobre salário de Sérgio Reis

0
1129

A notícia de que Sérgio Reis, cantor e deputado pelo PRB, doa todo o seu salário de parlamentar para o Hospital do Câncer de Barretos é mentira.

Quase todos os boatos que envolvem política são uma tentativa de denegrir a imagem de alguém. Porém, há raros casos em que histórias exaltando feitos de políticos que acabam surgindo do nada e se espalhando pela internet. É o caso da história de hoje.

Circula na internet, por meio de mensagens no Facebook e WhatsApp, a informa- ção de que o deputado (que é mais conhecido por ser cantor) Sérgio Reis (PRB/SP) doa todo o seu salário para o Hospital do Câncer de Barretos.
É óbvio que em tempos de pessoas discutindo o salário de parlamentares, uma doação integral de salário seria uma ótima ação. Porém, a história não procede. Vamos aos fatos.
Quem teve o nobre ato de desmentir a informação foi a equipe do próprio deputado. Apesar de ser uma história que o beneficia, a assessoria desmentiu “com 90% de certeza” a informação. Falamos com ela ao telefone.
“Tenho 90% de possibilidade de dizer que a informação é falsa. Pelo o que a nos- sa equipe sabe, ele não doa 100% do salário para o Hospital de Barretos. Só se for uma decisão de foro muito íntimo dele. E como a nossa equipe é pequena, sa- beríamos.
podemos dizer é que ele dedica muito do seu mandato para a saúde. Tanto que ele destina 100% das emendas parlamentares (verbas do orçamento que têm aplicação decidida pelos parlamentares) para a saúde.”

De fato, Sérgio Reis apontou no início de sua gestão que iria dedicar 100% das emendas para projetos em saúde. Esta foi considerada a primeira ação do governo. Só no ano passado, cada deputado teve direito a cerca de R$ 15 milhões em emendas. Ou seja, na prática, a quantidade é muito maior do que se ele doasse o salário. Para além da confirmação da assessoria, temos outros indícios que a história é falsa. O primeiro é que o texto do boato tem algumas características de farsas online: cita fontes confusas e pede compartilhamento. Para além disso, nenhum veículo de mídia deu a informação. Resumindo: a informação que aponta que Sérgio Reis doa todo salário é falsa. Não passa de um boato criado na internet e desmentido pelo próprio deputado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here