ALMIR CAMBRA – O TRI-CAMPEÃO DO ARENA DE OURO

0
217

Por Flávia Cunha

É com esse clima de vitória, que ALMIR CAMBRA, em uma conversa especialíssima ao Movimento Country, nos conta passo a passo a história de sua carreira e como está sendo a sensação de ser considerado o TRI- Campeão do Arena de Ouro.

 

ALMIR ROGÉRIO PONTES CAMBRA, o nosso querido e competentíssimo locutor de rodeios, mas conhecido apenas por ALMIR CAMBRA, nascido e criado em Jaboticabal-SP, passou parte de sua juventude trabalhando com melhoramento genético de zebu, na raça Nelore. Mas quem diria, que aquele jovem garoto, no ano de 1991, quando estudava na Unesp de Jaboticabal, cursando Técnico em Agropecuária,  ia deixar sua marca no cenário do rodeio, não só no Brasil, mas em outros países.

A partir de 1992, ALMIR, entrou para o circuito de rodeio universitário e no ano seguinte, começou a narrar alguns rodeios amadores na região, e rodeio mirim e juniores da Festa do Peão de Barretos-SP, uma das maiores festa da América Latina. O seu carisma e profissionalismo, desde então, visivelmente comprovada por todos que o viam trabalhar, a convite dos Independentes de Barretos-SP, no ano de 1995, participou de uma eliminatória de locutores, a fim de divulgar novos talentos onde foi o campeão, tornando-se o locutor oficial de Barretos International Rodeo.

Mas, ALMIR, não parou por ai. Além da voz que chamava atenção das comissões das melhores festas de rodeio desse país, foi convidado pela Ford do Brasil, para narrar o lançamento da nova Ford Ranger e ser o “cowboy propaganda” das Pick-ups Ford, além de assinar contrato com a Wrangler e Justin Boots.

Com o contato direto com o publico e depois de sua disibinição em frente as “telinhas”, foi convidado pela rede nacional de TV Bandeirantes, em nome de Roberto Quirino, onde aos Sábados, a partir das 22:30 horas, apresentava o programa “Rodeio”, mostrando e comentando as maiores festas do Brasil. Afinal, ALMIR, tinha exatamente o perfil de apresentador para tal programa, pois não é para qualquer locutor, trabalhar nas melhores festas de rodeio do Brasil como Limeira – SP, Jaguariúna-SP, Americana – SP, Rio Verde-GO, São José do Rio Preto – SP, Douradina – PR e tantos outros e fazer em média, 50 eventos anuais.

Éh, isso mesmo! 50 eventos anuais! E foram tantas as emoções que Almir confessa ter passado durante todos esses anos de trabalho que fez questão de ressaltar uma, que o marcou muito. Confira:

“ Foi no meu aniversário, quando estava trabalhando em Jaguariúna-SP, o pessoal apareceu com meus pais na arena, no meio do rodeio…foi uma grande festa. Eu caí em prantos e a voz sumiu.”  Diz emocionado

E sem dar tempo a ociosidade, desde 1996, que ALMIR, vem cuidadosamente lançando seus CDs com locuções exclusivas. Nesse mesmo ano, lançou o primeiro CD “Country Arena by Almir Cambra”,  e aproveitando o grande sucesso desse primeiro álbum, no ano seguinte já lançou o segundo CD, com o mesmo título. Também, no mesmo ano e em 1998, o CD “Os Vaqueiros”. Além de participações exclusivas, todo ano, no CD da festa do peão de boiadeiro de Barretos-SP, e o lançamento de seus dois últimos trabalhos que foi em 2005 e 2006 com o CD “Reis do Rodeio” vol. 1 e vol. 2

ALMIR, confessa emocionado,  que não se arrepende de nada que tenha feito durante todos esses anos de trabalho, pois conquistou o carinho e o respeito do público. É por esses e tantos outros motivos, que em 2004 foi digno de receber o diploma “Orestes de Ávila”, sendo homenageado como locutor mais técnico do Brasil.

“Diferencio o meu trabalho dos outros profissionais, pela maneira de narrar. Procuro mostrar o que realmente está acontecendo e incentivo o cowboy que está em cima do animal” Explica
  
Para completar a sua alegria, em 2006, foi contemplado com o título de TRI- Campeão do Arena de Ouro, na modalidade “Melhor Locutor”, prêmio este, que prestigia e homenageia os melhores profissionais do rodeio.

“É muito gostoso ganhar um prêmio assim, ainda mais sendo o terceiro. Agora, sendo o TRI-Campeão na categoria “Melhor Locutor”, a responsabilidade aumenta”. Confessa.

Mas, ALMIR, não trabalha sozinho, conta com a agilidade de seu assessor Edmilson Ribas Céllio Junior, vulgo “Taturana” e com o competentíssimo sonoplasta Paulo Leandro Soldera, vulgo “Lessauro”.

            Com todos esses atributos, não há dúvidas de que ALMIR CAMBRA, está vivendo uma de suas melhores fases na vida profissional, fazendo jus os prêmios conquistados, sem deixar de lado , a sua humildade e o respeito que tem com o próximo, qualidades essas, que o consagrou o profissional que é hoje. 

 

PERFIL:

NOME: Almir Rogério Pontes Cambra
NASCIMENTO: 03/05/1974
ALTURA: 1,87
SIGNO: Touro
RELIGIÃO: Católico
DEVOTO: Nossa Senhora de Aparecida
FAMÍLIA: É a base de tudo e tem sido a grande razão do meu sucesso.
AMIGO: Importantíssimo para nos “abrirmos” nas horas difíceis.
SAUDADE: Dos meus avós (in memorian)
SONHO: Constituir uma família, ter filhos.
CONQUISTA: A confiança que conquistei dos grandes profissionais de rodeio e organizadores.
MEDO: Da morte.
TIME QUE TORCE: São Paulo.
ESPORTE: Futebol.
COMIDA: Paella ou salmão com alcaparras e risoto de palmito.
PERFUME: Jean Paul e Mont blanc star walker.
DEFEITO: Não tenho paciência em esperar nada.
QUALIDADE: Sou pontual.
MANIA: Fico balançando a perna esquerda quando estou sentado.
HOBBY: Jet Sky, boliche e cantar modas.
UM EXEMPLO DE VIDA: Gosto de pessoas com muita energia e prestativas.
MENSAGEM: Mantenha sempre a humildade, faça seu trabalho correto e se preocupe mais com você ao invés de olhar primeiro o que os outros estão fazendo.